22º Campeonato de Futebol Amador
GOVERNADOR
CELSO RAMOS / 2014
REGULAMENTO:
CAPÍTULO I
DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
Art.
1 – O campeonato de Futebol
não profissional (amador) será promovido pela SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO
ECONOMICO, TURISMO, ESPORTE E LAZER, representado internamente pela D.M.E
(Direção Municipal de Esportes), com a participação dos clubes em conformidade
com o disposto neste regulamento.
§1º
– É proibida a participação de atleta
profissional nesta competição.
Obs: Em caso de atleta ex-profissional, será
obrigatório a apresentação da baixa junto à federação catarinense de futebol.
§2º
– A comissão organizadora será composta pelo
Secretário de Esportes, seus auxiliares, a comissão de arbitragem e a entidade
contratada pela prefeitura para a organização técnica e as escalas de
arbitragem, (Liga de são Jose).
§3º
– Apenas os representantes
designados pelo clube, indicados na ficha de inscrição, terão autonomia para
solicitar qualquer informação junto a D.M.E.
§4º
– Os controles de cartões estarão atualizados no
setor da direção municipal de esporte, tendo como prazo máximo a 6ª feira da
semana seguinte aos
jogos.
Obs: A D.M.E informa que jogadores
irregulares não serão impedidos de participar das partidas, mas receberão as
punições cabíveis, posteriormente.
CAPÍTULO II
Da Forma de Disputa
Art.
2 – A competição será disputada em 4 ( quatro )
Fases:
1ª
fase – Na 1ª fase, categoria principal A ,
principal B e veterano, as equipes inscritas jogarão entre si em um turno,
conforme a tabela elaborada pela DME, com contagem corrida de pontos ganhos,
classificando-se para a “2ª fase – quartas de final” as 8 (oito) equipes
melhores colocadas.
2ª
fase – Quartas de Final
Será disputada pelas 8 (oito) equipes
classificadas na 1ª fase.
Sequencialmente, teremos os seguintes
confrontos: Jogo 1(1º contra 8º) , Jogo 2 (2º contra 7º), Jogo
3 (3º contra 6º), Jogo 4 (4º contra 5º).
Estas jogam duas partidas, ida e volta, e
tem como mandatário do jogo de volta a equipe que obtiver a melhor colocação na
1ª fase, esta (equipe melhor colocada na primeira fase), receberá , ainda, a
vantagem de jogar por dois empates para obter a classificação para fase
seguinte.
Obs:
Tendo resultados 2x1, 1x2
resultará em pênalti, ou seja, somando os
gols das duas partidas e obtendo um numero igual, teremos decisão em
pênaltis.
3ª
fase – Semifinal
A Semifinal será disputada pelas 4 equipes
classificadas da fase anterior.
Os vencedores Jogo 1 contra Jogo 4
e vencedores do Jogo 2 contra Jogo 3.
Estas jogam duas partidas, ida e volta, e
tem como mandatário do jogo de volta a equipe que obtiver a melhor colocação na
1ª fase, esta (equipe melhor colocada na primeira fase), receberá , ainda, a
vantagem de jogar por dois empates para obter a classificação para fase
seguinte.
Obs: Tendo resultados 2x1, 1x2 resultará em
pênalti, ou seja, somando os gols das
duas partidas e obtendo um numero igual, teremos decisão em pênaltis.
4ª
fase – Final
A final será disputada pelas 2 (duas)
equipes classificadas da 3ª fase.
Estas jogam duas partidas, ida e volta, e
tem como mandatário do jogo de volta a equipe que obtiver a melhor colocação na
1ª fase, esta (equipe melhor colocada na primeira fase), receberá , ainda, a
vantagem de jogar por dois empates para obter o título de campeã.
Obs: Tendo
resultados 2x1, 1x2 resultará em pênalti, ou seja, somando os gols das duas partidas e obtendo um numero
igual, teremos decisão em pênaltis.
CAPÍTULO III
DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Art. 3 – Ao término das Fases e, dentro do que estabelece o Regulamento, na
hipótese de 2 (duas) ou mais Associações terminarem empatas em número de pontos
ganhos, para definir a classificada e/ou classificadas, e/ou mando de campo, os
critérios de desempate serão estabelecidos pelos índices técnicos abaixo
mencionados e de acordo com a ordem determinada:
1.
Maior número
de vitórias;
2.
Maior saldo de
gols;
3.
Maior número
de gols prós;
4.
Confronto
direto, somente no caso de empate entre duas Associações;
5.
Sorteio
público.
CAPÍTULO IV
DA CONDIÇÃO DE JOGO E DA INSCRIÇÃO
DE ATLETAS
Art. 4 – Serão considerados inscritos para a disputa
da competição os atletas que estiverem registrados na DME e possuírem,
obrigatoriamente, título de eleitor no município, guardadas as exceções que
seguem este regulamento.
§1º – Não
terão as inscrições validadas os atletas punidos que não cumpriram sua pena até
o dia de início da competição, estando vedada a possibilidade de cumprimento de
pena durante a competição.
Obs: O atleta que
não pagar sua cesta básica até o início da competição não poderá se regularizar durante a
competição 2014 e estará automaticamente suspenso, ou seja, o clube que
utilizar este “jogador suspenso” perderá seus pontos da partida disputada,
dando ao clube concorrente os pontos.
Art.
5 – A inscrição será em
ficha exclusiva da D.M.E, devidamente preenchida e assinada pelos atletas, com
equipes compostas no mínimo por 16 (dezesseis) atletas e no máximo 22 (vinte e
dois), e deverá ser entregue para a
D.M.E até o dia 8 de maio.
Obs: Pedimos que em anexo a ficha de inscrição, seja entregue uma
lista digitada com o nome dos atletas, para melhor controle da DME.
§1º
– Para atletas menores de 16 anos será
necessário à apresentação do titulo de eleitor ou IPTU dos pais ou responsável
legal, e ainda estarão sujeitos a avaliação da DME.
§2º
– Atleta menor de 18 anos,
mesmo que tenha título de eleitor, só poderá participar com autorização dos
pais ou responsável, registrada em cartório, e estará sujeito, ainda, a
avaliação da D.M.E.
Art. 6 – O prazo final de alteração nas inscrições de
atletas na competição, encerrar-se-á até a sexta-feira que antecede a última
rodada da 1ª fase.
§1º – Atletas que não tiverem nenhuma súmula
assinada poderão deixar a inscrição e dar lugar a outro atleta, dentro do prazo
acima estipulado.
Art. 7 – A equipe veterana será composta por atletas que possuam no mínimo 35
(trinta e cinco) anos ou que completem esta idade no ano de 2014. Para goleiros
a idade é livre, podendo jogar apenas como goleiro.
Parágrafo Único – Somente o goleiro da categoria veterano estará livre para disputar outra
categoria, dentro da mesma equipe.
Art.
8 – Esta liberada a inscrição de 5 (cinco) atletas que não possuam título de
eleitor no município, na categoria Veterano.
Na categoria Principal (A) é permitida a inscrição de 5 (cinco) atletas
que não possuam titulo de eleitor no município. Já, na categoria principal B,
nenhum atleta que não possua título será liberado.
Obs: estão sujeitos a avaliação da D.M.E os
menores de 18 anos que ainda não possuem títulos de eleito.
Art. 9 – O atleta que assinar em mais de
uma ficha de inscrição será automaticamente suspenso da competição.
Parágrafo Único – Só estará liberado o jogador que possuir “liberação/assinatura” feita em
cartório, por parte do responsável do clube que o atleta estará deixando pra
trás, tendo como data limite para liberação
início da competição.
Art. 10 –
Em uma partida
poderão ser substituídos 05 (cinco) atletas nas categorias A e B, não podendo o
atleta substituído voltar à partida. Já, na categoria veterano, poderão ser
substituídos 7(sete) atletas, não
podendo o atleta substituído voltar à partida.
Art.
11 – É indispensável a apresentação da carteira de
identidade ou de motorista para que o atleta esteja apto a disputar uma
partida.
Art.
12 - Se o atleta (goleiro)
for expulso na categoria veterano o mesmo não poderá jogar a próxima partida na
categoria principal (domingo), e ficará suspenso, ainda, da próxima rodada do
veterano no sábado, retornando a jogar no domingo. E se for expulso no domingo,
na categoria principal, estará automaticamente suspenso nas próximas duas
partidas (veterano/principal).
Obs: OU SEJA: Se o goleiro for expulso,
pegara um jogo de suspensão em cada categoria, iniciando as suspensões no dia
seguinte a expulsão, a partir das 00:01.
.
CAPÍTULO V
DA ORGANIZAÇÃO DAS TABELAS E DO MANDO DE CAMPO.
Art. 13 – Os jogos serão realizados conforme tabela
sorteada e expedida pela DME.
Art.
14 – O mando de campo da
partida será do time que figurar a esquerda da tabela (mandatário). No caso de
haver necessidade de troca de uniforme será realizado pelo time mandatário. Os
atletas reservas serão obrigados a usar coletes de cores diferentes de seu
uniforme para diferenciar dos atletas que estão em jogo. As equipes deverão ter
obrigatoriamente dois jogos de coletes de cores diferentes. O não comprimento
deste artigo a equipe infratora será punida com a perda de um mando de campo.
Art.
15 – Os clubes que
comparecerem a abertura da competição, com um representante uniformizado
(camiseta da equipe) e com sua rainha uniformizada ( com camiseta e bandeira do
clube), receberão 3 pontos de bonificação.
CAPÍTULO VI
DO ANDAMENTO, DA INTERRUPÇÃO, DA SUSPENÇÃO, DA IMPULGNAÇÃO,
AUSÊNCIA DA PARTIDA.
Art.
16 – Em caso de mau tempo
ou motivo de força maior em que haja necessidade de adiamento de uma rodada, o
presidente do clube mandante da rodada deverá comunicar a DME com 03 (três)
horas de antecedência ao início da rodada, para constatação e aprovação da DME.
Art.
17 – O árbitro é a única
autoridade para decidir em campo a respeito da suspensão ou da interrupção de
uma partida ou de toda a rodada. Contra a decisão deste não cabe recurso.
§1º – Uma rodada poderá ser adiada,
suspensa ou interrompida pelos seguintes motivos:
a) Falta de garantia e segurança
b) Mau estado do campo que torne a partida
impraticável;
c) Conflito ou distúrbios graves no campo ou
no estádio;
d) Invasão generalizada do campo de jogo;
e) Falta de marcação de campo de jogo ou marcação
deficiente.
Art.
18 – Nos casos previstos na
alínea A, B, C, D e E do artigo anterior, mesmo que seja nas finais do
campeonato, o árbitro aguardará 30 (trinta) minutos para que se normalize a
situação. Caso não se normalize, o árbitro anotará em súmula o ocorrido e se
houve responsável pela suspensão da rodada ou da partida, o clube responsável
perderá o(s) ponto(s) independente se esteja na frente do placar. Podendo ainda
ser julgado na DME e estando sujeito a perda de mais 03 (três) e também a perda
de um mando de campo.
Art.
19 – Se por ventura houver
invasão de campo e/ou arremesso de objetos no gramado, e/ou qualquer ato
contrario ao desenrolar da partida, a equipe responsável ou equipe responsável pela torcida que o
fizer estará sujeita a perda de pontos e mando de campo, após decisão tomada
pela D.M.E.
Art.
20 – Se a suspensão de uma partida ocorrer após 20
(vinte) minutos da etapa final (segundo tempo), caso na haja um responsável
visível pela interrupção, a partida será considerada encerrada, e será mantido
o resultado da partida obtido até o momento da suspensão do jogo.
Art.
21 – O atleta que foi expulso em partida suspensa
pelo árbitro, continuará sem condições de jogo para nova partida quando vier a
ser disputada.
Parágrafo Único – Para efeitos disciplinares serão
considerados o cartão amarelo, e o cartão vermelho aplicado em partida suspensa
ou anulada.
Art.
22 – Só poderão disputar a
nova partida atletas que estejam relacionados na súmula anterior, excetuando os
que foram punidos com cartão vermelho, ou terceiro cartão amarelo.
Art.
23 – O clube que não
comparecer a uma partida, ressalvando o motivo de força maior, perderá por (WO)
pelo placar de 3x0 podendo sofrer outras punições impostas pela DME e a
comissão Disciplinar.
Art.
24 – No caso de força maior
deverá ser comunicado e comprovado dentro de 48hs (quarenta e oito) horas antes
da rodada. O caso será julgado pela DME, podendo ou não ser transferida a
partida.
Art.
25 – O clube que comunicar
ou solicitar sua desistência, para efeito de classificação mantêm-se todos os
resultados das fases encerradas. A equipe será julgada pela DME e junto com a
comissão organizadora podendo ficar fora do próximo campeonato e punida com
cestas basicas.
Obs: Quando se fala em “clube” refere-se a
todos que estão relacionados na ficha de inscrição (clube, dirigentes, comissão
técnica e atletas).
CAPÍTULO VII
DOS ATLETAS
Art.
26 – Até 05 (cinco) minutos
antes da hora marcada para o início da partida os clubes disputantes deverão
entregar ao delegado do jogo a relação nominal dos atletas devidamente
numeradas, e junto os documentos com foto (identidade ou carteira de motorista
etc.). Após o início da partida o atleta não poderá retornar ao vestiário, a
não ser acompanhado pelo delegado e ou árbitro reserva, caso não seja cumprido
o determinado neste artigo, o atleta poderá ser desligado da partida. Após o
fechamento do portão do campo, somente no intervalo do jogo (final do 1º Tempo)
poderão ser inseridos novos atletas desde que constem na ficha de atletas
entregue anteriormente.
Art.
27 – Os atletas para
iniciar uma partida terão que estar com uniforme do clube com a respectiva
numeração, sendo obrigatório uso de caneleiras e os reservas com coletes de cor
distinta aos atletas que estão em campo. O atleta que não estiver devidamente
fardado (uniforme e/ou colete) não poderá permanecer em campo.
Art.
28 – A equipe que não tiver
goleiro reserva tem obrigatoriamente que levar a camisa reserva do goleiro para
o banco, devendo-se sempre usar as camisas 1 e 12 respectivamente.
Art.
29 – Se algum atleta ou
dirigente durante o campeonato tentar se passar por outra pessoa, ou falsificar
documentos, a DME tratará o caso como falsidade ideológica e levara o caso para
a autoridade competente.
Art.
30 – Nenhuma partida terá
início sem a presença de, no mínimo, 07 (sete) atletas de cada equipe que
tenham sido relacionados em súmula.
Art.
31 – O arbitro encerrará a
partida caso uma das equipes reduza seu elenco para menos de 07 (sete) atletas,
e a equipe que der causa perderá o jogo por pelo escore de 3x0. Caso a equipe
adversária esteja vencendo manter-se-á o placar adquirido.
Art. 32 – Se os dois clubes forem reduzidos a menos de 07 (sete) atletas, ambos
serão considerados perdedores, pelo escore de 3 x 0.
Art.
33 – Em uma partida onde um
clube que atua com apenas 07(sete) atletas, tiver um ou mais atletas
contundidos, poderá o árbitro (se entender que é pertinente e necessário)
conceder prazo de até 15 (quinze) minutos para o seu tratamento ou recuperação.
Parágrafo
Único – Esgotado o prazo
previsto neste artigo, sem que o atleta tenha condições de jogo, o árbitro
encerrará a partida.
Art.
34 – Poderão permanecer no
banco de reservas das duas equipes em confronto, todos os atletas reservas, seu
técnico, aux.Técnico, massagista e o presidente do clube.
Parágrafo
Único – Caso o presidente
do clube venha a ser excluído no decorrer de qualquer partida, o mesmo não
poderá assistir outras partidas dentro do campo durante toda a competição. O
não cumprimento acarretará na punição do clube.
Art.
34 – Não será permitida a
permanência de pessoas usando sandálias,
chinelos, bonés ou afins, no banco de reserva, estando a critério do arbitro e
dos mesários sua adequação ou retirada do mesmo das dependências do campo.
Parágrafo
Único – Quaisquer
reclamações e abusos poderão ser tidas como excesso e estarão sujeitas a sofrer
punição da D.M.E.
Art.
36 – Todos os atletas serão
obrigados a utilizar caneleiras conforme consta a regra oficial da modalidade.
O atleta que não estiver portando a caneleira será impedido de participar da
partida. Podendo o mesmo ser advertido verbalmente ou com cartão amarelo ou
vermelho.
Art.
37 – Caberá ao árbitro
relatar todos os ocorridos em súmula.
Art.
38 – Os atletas com
terceiro cartão amarelo estão automaticamente suspenso para próxima partida.
Art. 39 – O atleta que receber o cartão vermelho estará automaticamente suspenso
da próxima partida, e será julgado pela DME, podendo ficar suspenso por mais
jogos (dependendo do motivo das expulsões, do relato em sumula e dos
comentários do mesário responsável pela partida).
Obs: Conforme o acordado em reunião, o
mesário terá o poder de corrigir junto a D.M.E, eventuais erros e excessos
cometidos pela comissão de arbitragem.
CAPÍTULO VIII
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 40 – A regulamentação geral da competição obedecerá às disposições constantes
no Regulamento Geral das Competições, ficando as Associações disputantes deste
Campeonato obrigadas a cumpri-las, sob pena das sanções previstas.
Art. 41 – Todas e quaisquer dúvidas e/ou contradições
deste regulamente e desta competição serão única e exclusivamente decididas
pela Secretaria Municipal de Esportes.
Art.
42 – Qualquer infraçõe disciplinar (briga, desrespeito aos
árbitros ou comissão organizadora, ou até mesmo fatos não relatados neste
regulamento) estarão sujeitos a punição e serão julgados pela D.M.E.
Parágrafo Único – As punições podem variar de cestas básicas,
há 2 (dois) anos de suspensão.
Art. 43 – Os recursos das partidas deverão
ser encaminhados até 48 (quarenta e oito) horas, após a realização das
partidas.
Art. 44 – As datas, locais e horários de jogos da competição poderão sofrer
alterações, estipuladas pela D.M.E e com antecedência mínima de 5 dias.
Parágrafo Único: Eventuais pedidos de mudança de dias ou
horários dos jogos deverão ser protocolados através de Ofício, com no mínimo 7
dias de antecedência.
Ar.t 45 – Fica definido que o horário padrão das
partidas será as 13:30 e 15:30 horas em jogos diurnos, e as 19:00 e 21:00 nos noturnos.
Art. 46 – Em caso de atraso das equipes, o árbitro aguardará até 30 (trinta)
minutos após horário previsto para início, findo o prazo, o clube regularmente
presente será declarado vencedor pelo escore de 3 x 0 para efeito deste
regulamento.
Parágrafo Único – Se ambos os clubes não se apresentarem os mesmos serão
declarados perdedores pelo escore de 3 x 0.
Art. 47 – A equipe que der causa a 2
(dois) W.O nas fases iniciais, ou 1 (um) W.O a partir da semifinal, será
automaticamente suspensa da competição.
§1º – Os atletas que não comparecerem
ao gramado e não assinarem a súmula da partida terão punição de 2 (duas) cestas
básicas, e caso não cumpram com seu dever, serão suspensos por 1 (um) ano das
competições deste município.
§2º – A associação responsável pelo
clube excluído será punida com 5 (cinco) cestas básicas, e caso não cumpra com
seu dever, estará automaticamente suspensa por 1 (um) ano das competições deste
município.
Art.
48 – É de inteira responsabilidade do clube mandante a conservação e manutenção das bolas em jogo
(resgatando-as). Em caso de perda ou extravio de bolas, o clube mandante deve
repor a composição das bolas com uma bola particular, até que encontre a bola
extraviada.
Parágrafo Único – O clube que der causa a mais de um extravio,
sem repor a bola, terá seu próximo mando de campo invertido. (não importando a
equipe que sará beneficiada com um jogo a mais como mandante).
Art.
49 – Durante as competições
a prefeitura municipal e a secretaria de desenvolvimento econômico, turismo,
esporte e lazer, não se responsabilizam por danos (morais, materiais, físicos,
roubos, morte e outros.
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